Processos conativos é a tendência do ser humano para agir deliberadamente.Caracterização da Ação Humana
Diferença entre causas externas e internas; a mente tem que estar envolvida, tem que participar consciente e intencionalmente na ação. A causa tem que se inscrever num plano de ação considerada voluntaria e intencional.
Atividade Involuntária
Comportamentos reativos que ocorrem de modo espontâneo e automático, associados ao funcionamento orgânico ou a reações suscitadas pelo meio ambiente.
Atividade Voluntária ou Reflexiva
Atos que envolvem a participação ativa de um sujeito autónomo e livre, que pondera antes de agir pensando nos meios para lá chegar e nas suas consequências. Diz respeito a atos que exigem deliberação e decisão. São atos conscientes, intencionais e voluntários.
- Intencionalidade e Tendência
Intencionalidade - relação entre a mente ou consciência e o objeto para que está orientada. Ação intencional: projeto ou representação mental e antecipada da ação; a ação propriamente dita, a concretização do projeto.
Tendências - disposições internas de um organismo para efetuar determinadas ações ou facilitar a sua execução. Traduzem necessidades que desequilibram o organismo e o deixam em estado de tensão. As condutas prosseguem fins ou objetivos com vista a satisfação de necessidades.
Ciclo Motivacional:
Necessidade – estado de desequilíbrio provocado por uma carência ou privação (falta de alimento);
Impulso ou Pulsão – estado energético capaz de ativar e dirigir o comportamento (força que move o individuo a obter comida);
Resposta – atividade desenvolvida e desencadeada pelo impulso (procura de alimento);
Objetivo – finalidade que se procura atingir com a atividade (ingestão do alimento);
Saciedade – redução ou eliminação do impulso (depois do alimento ser ingerido, a fome atenua-se ou desaparece).
Classificação das Tendências
Origem primárias – correspondem às necessidades naturais e são independentes de aprendizagem (tendência à preservação do individuo – conservação, nutrição, defesa; e tendência a conservação da espécie – reprodução);
Origem secundárias – correspondem às necessidades sociais e são adquiridas por aprendizagem (tendência para o desporto, desenho, vocação para a medicina);
Objetos individuais – visam os interesses relacionados com a conservação e crescimento ou progressão do sujeito (orgânicas – alimento, descanso; psíquicas – posse, ambição);
Objetos sociais – visam o estabelecimento de relações com os outros (imitação, simpatia, partilha, cidadania, patriotismo, solidariedade);
Objetos ideais – visam promover valores (intelectuais – conhecimento, verdade, compreensão; morais – bem, justiça, liberdade; estéticas – inclinação para a beleza e arte);
Esforço de Realização
A teoria de Maslow assenta nos seguintes pressupostos: a satisfação das necessidades superiores depende da satisfação das necessidades inferiores; o caráter elevado das necessidades traduz a permanência num nível superior de realização; as necessidades dos níveis inferiores são sentidas por todos os seres humanos, enquanto as necessidades superiores surgem apenas num número reduzido de pessoas (daí a hierarquia ser representada sob a forma de pirâmide).
Hierarquia das necessidades:
Básicas – fisiologicas (comida, conforto, roupa) e de segurança (estabilidade, proteção);
Psicológicas – sociais (afeto, aceitação, amor) e estima (reconhecimento, autoestima, prestigio);
Realização pessoal – auto realização (desenvolver talentos e criatividade individual).
Atividade Voluntária
Conceção – estabelecimento consciente de um objetivo a atingir; projeto
Deliberação – ponderação das vantagens e inconvenientes de uma determinada ação, atendendo aos meios que temos de a por em prática e à previsão de possíveis consequências. É neste momento que as nossas competências intelectuais, imaginativas e emocionais intervêm, por vezes há a necessidade de comparar, prever, analisar.
Decisão – modo pelo qual nos decidimos a agir, tendo escolhido uma de várias condutas possíveis
Execução – concretização da decisão, passagem da intenção ao ato.

A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.
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