Processos de Relação entre Indivíduos e Grupos
Atração
Enquanto comportamento (traduz-se nas ações que um individuo executa de modo a favorecer ou a aproximar-se de outro; enquanto emoção (conjunto de sentimentos positivos que um individuo experimenta ao interagir com outro).
Fatores de Atração: proximidade física; desejo de afiliação; beleza; similaridades interpessoais; reciprocidade.
Agressão
Comportamento hostil e violento, dirigido a um alvo considerado como obstáculo às pretensões do indivíduo.
Fatores:
•Por parte de outrem
•Aprendizagem social
•Frustração
•Efeito cumulativo de frustrações
Amor
Emoção caracterizada por uma intensa concentração no objeto amado a que se associa forte excitação fisiológica e um desejo constante da sua presença. Vinculação (necessidade do outro), preocupação, intimidade (comunicação profunda).
Kelley: Amor passional (necessidade do outro); pragmático (confiança e tolerância); altruísta (preocupação e cuidado).
Sternberg (teoria triangular do amor): Intimidade (componente emocional, sentimento de proximidade, de vinculação ao outro); paixão (componente motivacional, impulsos, atração física); compromisso/decisão (comp cognitiva, a curto prazo – consciência que se ama o outro, a longo prazo – aceitação da continuidade da relação).
Esteriotipos
Ideias generalizadas sobre pessoas ou coisas. Características: natureza cognitiva; configuram realidades exteriores ao sujeito; visões rígidas e simplistas dos objetos em que incidem; esquemas unificadores; muitas vezes são associados a visões preconceituosas. Porque é que se mantêm? Desenvolvem-se em virtude do seu poder cognitivo e preditivo, fácil confirmação, enorme eficácia quando à integração social dos indivíduos.
Preconceitos
Atitude geralmente negativa resultante de um juízo desfavorável que foi prévia e infundadamente constituído, são de natureza emocional. Origem: personalidade autoritária (Adorno estas pessoas compreendem apenas a conduta das pessoas que mostram submissão as grandes figuras autoritárias), fatores sociais (Pettigrew origem em pressões, normas vigentes em dados momentos históricos), espírito fechado (Rokeach acha que os preconceitos são de natureza intelectual; estas pessoas dispõem de crenças que resistem à mudança, mesmo quando confrontadas com novas informações, generalização indevida (Allport acha que são formas de pensar mal dos outros sem fundamento suficiente e deve-se a generalizações incorretas).
Discriminação
Por verbalização negativa (falam dos seus preconceito no endogrupo); evitamento (evitam o exogrupo); discriminação (excluem o exogrupo); ataque físico (o endogrupo agride o exogrupo); extermínio (liquidação do exogrupo).
Conflito
Origem dos Conflitos – luta de interesses (Sherif). Formação de grupos, instalação do conflito (o endogrupo uniu-se ainda mais).
•Privação – um grupo tem acesso a mais coisas que o outro;
•Preconceito – tudo é desculpa para se criar um preconceito através de boatos;
•Frustração – quando não alcançam os seus objetivos ;
•Bode expiatório – há uma pessoa que leva com as culpas;
•Antagonismo de interesses – os dois grupos querem a mesma coisa, que só pode pertencer a um deles.
Resolução do conflito/cooperação contacto (face a face para descobrirem as suas semelhanças => têm que possuir estatuto idêntico, prosseguirem os mesmos objetivos, disporem de apoio social); dominação (imposição da solução por um dos grupos); submissão (cedência de um grupo às exigências do outros); mediação (recurso a alguém exterior); inação (não fazer nada); negociação (conjunto de cedências e exigências); objetivos supraordenados (introdução de objetivos atraentes cujo alcance é inviável se não houver união dos dois grupos).
Estratégias flexíveis – visam uma resolução amigável, participantes estão abertos ao diálogo, fazem concessões.
Estratégias inflexíveis – aspiram à vitória, atitude rígida, suscitando inflexibilidade reativa.
Negociação de princípios – evita a discussão centrada no que ambas as partes pretendem, decidindo as questões em função dos ganhos mútuos.
Na integração social os conflitos sociais assumem um papel estruturante na organização das relações entre indivíduos e grupos.
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A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.
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