Processos de Influência entre Indivíduos




Influência – quando as ações de uns são condição de ação de outros.


Normalização
Estabelecimento de normas sociais com base na influencia recíproca dos membros de um grupo de indivíduos, hesitantes quanto aos modos convenientes de pensar e agir.
Norma social – escala de referencia ou avaliação que define uma margem de comportamentos, atitude e opiniões, permitidos ou condenáveis. A norma foi formada para reduzir a incerteza e a confusão e a sua ausência é paralisante.


Conformismo
Tendência das pessoas para aproximarem as suas atitudes e comportamentos das atitudes e comportamentos dos outros elementos do grupo.
Fatores de Conformismo (Asch)
Autoconfiança – inversamente proporcional ao conformismo: as pessoas auto confiantes não se importam com o que os outros pensam, os conformistas têm um baixo nível de autoconfiança e autoestima;
Unanimidade – não importa o número de pessoas que constitui o grupo unânime, importa só que estejam todos de acordo para a sua opinião (do grupo) ser levada em conta;
Contactos visuais – quando as pessoas estão face a face sentem-se mais ’obrigadas’ a submeter-se o grupo.

Obediência
Tendência das pessoas para se submeterem e cumprirem normas e instruções definidas por outrem.
Fatores de obediência: autoconfiança (pessoas menos confiantes são mais obedientes); desejo de ser bem aceite (submissão – recompensa); desejo de agradar (como quer agradar tende a ser obediente); atração pessoal (poder atrativo de uma personalidade forte tende a fazer com que os indivíduos se submetam); autoridade; credibilidade.
Inconformismo/Desobediência: o inconformismo é o grande motor das descobertas tecnológicas, filosóficas, cientificas, etc; é eficaz na luta contra preconceitos negativos.

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